Juliano Rodrigues
![](https://www.editoraguiamais.com.br/arquivos/usuarios/268346866b0d140895930a88db1c9a1b.png)
Thiago Alagoano, o 'Reizinho do Vale' do futebol brasileiro
De suas origens no ASA ao estrelato no Brusque, delmirense construiu uma carreira repleta de conquistas e passagens marcantes por clubes de todo o Brasil
![Thiago Alagoano, o 'Reizinho do Vale' do futebol brasileiro](https://www.editoraguiamais.com.br/arquivos/colunistas-materias/85/dd0a6f0f04e3b6c2e754ca550d5fd17f.jpg)
Poucas pessoas conhecem Luiz Carlos Marques Lima pelo nome de batismo, mas ao falar de Thiago Alagoano, a história muda. Natural de Delmiro Gouveia, Thiago iniciou sua carreira nas categorias de base do ASA e ficou no Fantasma até 2012, com uma breve passagem pelo Américo Brasiliense em 2010.
No mesmo ano, Thiago se transferiu para o Horizonte Futebol Clube, no Ceará, onde permaneceu até 2015, com empréstimos ao Baraúnas (RN) e ao Jacuipense (BA). Em 2014, no Campeonato Baiano, Thiago brilhou, se tornando artilheiro da competição com 12 gols e sendo indicado como o melhor atacante ao lado de Rhayner, do Bahia.
Após a boa fase no Jacuipense, Thiago rodou por clubes como Jeju SK (Coreia do Sul), Coruripe (AL), onde foi vice-campeão alagoano em 2015, e Colo-Colo (BA), até chegar ao Brusque em 2019. Foi no clube catarinense que sua carreira ganhou novos rumos, com destaque para o título da Série D do Campeonato Brasileiro, onde foi vice-artilheiro da equipe com 8 gols. No mesmo ano, também ajudou o Brusque a conquistar a Copa Santa Catarina.
Em 2020, Thiago continuou sua trajetória vitoriosa, conquistando a Recopa Catarinense e se destacando na Copa do Brasil com gols importantes contra Sport e Remo. No Campeonato Catarinense daquele ano, foi vice-artilheiro e levou o Brusque até a final, onde ficou com o vice-campeonato.
Com a camisa 10 e apelidado carinhosamente pela torcida como “Reizinho do Vale”, Thiago foi fundamental na campanha de acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, sendo artilheiro da competição com 12 gols marcados.
Já em sua terceira temporada no Brusque, Thiago não decepcionou. Foi o artilheiro da equipe e vice-artilheiro do estadual com 7 gols, levando o time até a semifinal da competição. Na Série B do Campeonato Brasileiro, o delmirense também se destacou, marcando 7 gols e dando 5 assistências. Ele foi vice-artilheiro do time, ficando atrás de Edu, que marcou 17 gols e foi o artilheiro do campeonato.
Com o fim da temporada, Thiago encerrou sua primeira passagem pelo Brusque, acumulando 125 jogos, 50 gols e se tornando o maior artilheiro da história do clube, conquistando títulos importantes como a Série D e a Copa Santa Catarina.
Em 2022, o atacante disputou o Campeonato Paulista pelo Inter de Limeira e a Série B pelo Criciúma. No ano seguinte, retornou ao Brusque para mais uma temporada de conquistas, incluindo a Recopa Catarinense, e colocou um ponto final em sua segunda passagem pelo clube.
Em 2023, Thiago se aventurou pela Série C com o Floresta e disputou o Campeonato Carioca pelo Volta Redonda. No entanto, ele sentiu que era hora de retornar ao Nordeste. Thiago fechou com o Treze, da Paraíba, para disputar a Série D do Brasileirão, formando uma dupla de ataque letal com Thiaguinho. Juntos, levaram o Galo da Borborema até as quartas de final. Thiago foi vice-artilheiro do time, com 7 gols, ficando atrás de Thiaguinho, que marcou 10 gols e levou o troféu de artilheiro da competição.
E, como dizem os mais velhos, um bom filho sempre retorna a casa. Thiago Alagoano voltou ao ASA de Arapiraca em 2025, após 13 anos longe do clube que o revelou. Considerado a principal contratação da temporada, ele já começou com o pé direito, marcando dois gols no primeiro jogo da pré-Copa do Nordeste, diante do Sergipe. Embora o ASA tenha sido eliminado, Thiago já está focado nas próximas competições, como o Campeonato Alagoano, Copa Alagoas, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
COMENTÁRIOS