Nancy Pelosi sugere que Joe Biden deveria ter desistido de candidatura antes
Ex-presidente da Câmara os EUA pontuou que votação primária após desistência poderia ter fortalecido eventual candidato
Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Estados Unidos, sugeriu em uma entrevista nesta sexta-feira (8) que a desistência tardia de Joe Biden da campanha presidencial pode ter prejudicado a capacidade dos democratas de derrotar Donald Trump.
“Se o presidente tivesse saído antes, poderia haver outros candidatos na corrida”, destacou Pelosi durante uma entrevista a um podcast do New York Times.
Pelosi e Biden estão em desacordo desde que ela ajudou a orquestrar sua retirada da chapa democrata em julho.
Embora ela tenha alegado que não encorajou ativamente os colegas democratas a pedirem para Biden se afastar, ela deixou clara sua opinião de que a candidatura do atual presidente não seria vencedora.
No entanto, seus comentários na entrevista são os mais explícitos até o momento questionando a decisão de Biden de não se retirar antes.
Pelosi afirmou que, uma vez que Biden desistiu, a realização de uma votação primária no Partido Democrata poderia ter ajudado o eventual indicado da legenda para a disputa da Presidência.
Em vez disso, Biden imediatamente declarou apoio à vice-presidente Kamala Harris e o partido se uniu em torno dela, evitando qualquer competição entre colegas democratas.
“A expectativa era que, se o presidente se afastasse [da disputa], haveria uma primária aberta. Kamala poderia ter… acho que ela teria se saído bem nisso e seria mais forte daqui para frente. Mas não sabemos disso. Isso não aconteceu. Vivemos com o que aconteceu”, comentou Pelosi.
A ex-presidente da Câmara citou especificamente a decisão de Biden de apoiar Kamala poucas horas após se desistir como um motivo para que uma primária não ocorresse.
“Como o presidente apoiou Kamala Harris imediatamente, isso realmente tornou quase impossível ter uma primária naquela época. Se tivesse sido muito antes, teria sido diferente”, ponderou.
COMENTÁRIOS