EUA entram em alerta após drones não identificados sobrevoarem base militar no Reino Unido
Ministério da Defesa britânico considera essas ocorrências como ameaças sérias e está implementando medidas rigorosas para auxiliar na resposta militar
Enxames de pequenos drones têm gerado preocupações significativas no tráfego aéreo de três bases militares dos Estados Unidos localizadas no Reino Unido: Lakenheath, Mildenhall e Feltwell. A Força Aérea dos EUA confirmou a detecção de “sistemas aéreos não tripulados” nessas instalações entre os dias 20 e 26 deste mês. O Ministério da Defesa britânico considera essas ocorrências como ameaças sérias e está implementando medidas rigorosas para auxiliar na resposta militar. Os incidentes em Lakenheath, que abriga caças F-15E Strike Eagle e F-35, e em Mildenhall, que é sede de aeronaves de reconhecimento, foram destacados por portais especializados em defesa. Até o momento, a Força Aérea não se manifestou sobre as possíveis ações que podem ser tomadas, incluindo a possibilidade de enviar caças F-15 para identificar e neutralizar os drones.
A situação se torna ainda mais preocupante em meio ao aumento das tensões com a Rússia, especialmente em relação ao conflito na Ucrânia. A origem dos drones é uma questão que gera especulações, com a possibilidade de que tenham sido lançados a partir do território britânico. A Rússia já enfrentou desafios com drones em conflitos anteriores, como os que ocorreram na Síria e na Ucrânia. Esses episódios ressaltam a necessidade de vigilância constante e de uma resposta rápida por parte das forças armadas, tanto dos EUA quanto do Reino Unido.
COMENTÁRIOS