Alagoas registra o melhor desempenho do Nordeste em investimento e inovação
Em 2024, Estado avançou seis posições no ranking do setor, aponta Instituto Nacional da Propriedade Industrial
![Alagoas registra o melhor desempenho do Nordeste em investimento e inovação](https://www.editoraguiamais.com.br/arquivos/noticias/4325/alagoas-registra-o-melhor-desempenho-do-nordeste-em-investimento-e-inovacao.jpg)
Os investimentos do Governo do Estado em Ciência e Tecnologia fizeram com que Alagoas avançasse seis posições no ranking nacional de inovação elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O comparativo do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento do órgão mostra o cenário da inovação nos Estados brasileiros na última década.
Nesse período, o índice de Alagoas passou de 0,121 em 2014 - quando ocupava o último lugar do país -, para 0,143 no ano passado, avançando seis posições e chegando a 21º lugar. A nota, cujo valor máximo é 1, é calculada com base em 74 indicadores, divididos em sete eixos temáticos – como Economia, Negócios e Tecnologia, baseados na metodologia do Global Innovation Index (WIPO).
O desempenho de Alagoas é fruto dos investimentos do Governo do Estado no período. Em 2014, o aporte financeiro feito no setor de inovação somou R$ 67,8 milhões, segundo Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Já no ano passado, esse valor saltou para mais de R$ 91 milhões, um crescimento 34,3%.
Na região, o salto dado pelo setor de inovação em Alagoas é maior do que o Rio Grande do Norte, que encabeça o ranking dos estados nordestinos, em 11º lugar, subindo duas posições em relação a lista de 2014 e desbancando Pernambuco, que liderava a tabela no Nordeste.
Para o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Silvio Bulhões, a inovação está aquecida e isso permitiu aproximação do governo com as empresas. “Estamos levando o tema da inovação e da tecnologia para resolver problemas de outras áreas e também sentindo a aproximação com grandes setores tradicionais”, diz o secretário que cita Saúde, Segurança Pública e Educação, olhando as áreas para as quais a inovação tem contribuído.
Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes ressalta que o desempenho de Alagoas no ranking de inovação dos estados feitos pelo INPI só revela que os investimentos em ciência, tecnologia e inovação feitos pelo Governo do Estado, por meio da Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Fapeal nessa última década têm dado muitos resultados.
“E esses resultados advêm de alguns aspectos. O primeiro deles, decisão política em valorizar e investir em ciência, tecnologia e inovação; segundo, planejamento; terceiro, garantia de investimentos orçamentais e financeiros por parte do governo estadual; e quarto, um ecossistema de ciência, tecnologia e inovação que envolve as universidades, as empresas e as instituições, coeso e unido em prol do desenvolvimento do setor em Alagoas”, enumera.
Fonte: Agência Alagoas
COMENTÁRIOS